ACS/PMI
O Secretário da Semdetur, Alexandro Espírito Santo ao lado do morador da localidade, José  Zacarias e integrantes da equipe de turismo Vanessa e Argileu.O Secretário da Semdetur, Alexandro Espírito Santo ao lado do morador da localidade, José Zacarias e integrantes da equipe de turismo Vanessa e Argileu.

No contexto de celebração do Dia Nacional Turismo, comemorado neste sábado, 8 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), de Ipatinga, vem procurando estruturar e gerar novos elementos de atração para o setor, nestes primeiros meses de governo. Entre diversas outras áreas de maior apelo para visitação, uma ênfase especial tem sido dada à área rural, como ressalta o secretário Alexsandro Espírito Santo, também vice-prefeito da cidade.

Conforme ressalta o titular da Secretaria, ?a potencialização do setor é fundamental, porque trata-se de um setor estratégico para atração de investimentos e geração de emprego e renda, além de, bem incrementado, significar melhoria para a qualidade de vida da população?. Um dos locais visitados pela equipe da Semdetur, que além do secretário contava com a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento, Vanessa Cardoso e o gerente da Seção de Turismo, Argileu Alves; foi a região rural do Ipaneminha, que se destaca por suas belezas naturais e abriga importantes pontos turísticos.

Um dos atrativos mais tradicionais, no centro do povoado, é a histórica "igreja do Ipaneminha", inaugurada dez anos antes da emancipação do município. A capela foi construída de pau-a pique, em substituição a uma edificação improvisada com palha de coqueiro. Uma missa foi celebrada em junho de 1954 para marcar a melhoria. Em função de deteriorações, em 1986 foi realizada uma reforma geral na igreja, com substituição de toda a parte precária. As obras de reparo envolveram manutenção no forro e no telhado. Atualmente, a capela apresenta as cores originais em sua pintura externa.

A região, que fica localizada no distrito Barra Alegre, se avizinha de outros pontos turísticos como Tribuna, o Ipanemão, o Morro Escuro, o córrego dos Lúcio, todos com ricos mananciais hídricos e farta vegetação. O local conta ainda com outras atrações como parques, sítios, cachoeiras e trilhas para caminhadas, ciclismo e motociclismo.

ACS/PMI
A zona rural ipatinguense, com acesso fácil em estradas bem cuidadas, possui clube com piscinas naturaisA zona rural ipatinguense, com acesso fácil em estradas bem cuidadas, possui clube com piscinas naturais