Divulgação/PMCF

Depois de uma década fechada, a comunidade de Cocais, na região serrana de Coronel Fabriciano poderá, finalmente, ter de volta em funcionamento a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que passou por uma série de reformas. O templo ficou fechado por 10 anos após a interdição em 2011, devido às péssimas condições das instalações. Em 2020, a administração municipal autorizou reforma e aprovou a liberação de R$ 179 mil em recursos próprios sob deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Construída em 1955, a Capela foi obra dos próprios moradores por incentivo de dois padres da época, José Gonçalves da Costa e Renato Van Gessel. A edificação em alvenaria desenvolveu-se em regime de mutirão, incluindo a fabricação dos tijolos, das portas, janelas e da estrutura do telhado, com madeira extraída nas redondezas e transportada em procissão nos lombos de burros. Em 1999 ela foi tombada com a finalidade de preservar as peculiaridades do templo, típico do meio rural.

Já a restauração seguiu todos os rigores dos projetos executados em elementos tombados, mantendo a originalidade da edificação nas partes externas internas. A pintura da fachada buscou valorizar os entalhes e detalhes em relevo que adornam as janelas, a porta principal, os pilares laterais e o baldrame. A beira e o forro do telhado foram substituídos e a cobertura do sino na área externa, refeita. Os altares passaram por um processo de descolonização e recomposição de detalhes além de um minucioso trabalho de pintura. A imagem de Nossa Senhora das Vitórias não precisou de intervenção e está preservada na forma original.