SECOM/PMI

A velha Maria Fumaça, responsável pelo percurso de 2,6 Km da Estrada de Ferro Caminho das Águas pode, em breve, voltar a soar seu apito. Pelo menos é o que deseja o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, que visitou nesta terça-feira, 1º de junho, a Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro.

Acompanharam a vistoria o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento e Turismo, Alexsandro Espírito Santo; o secretário de Governo, Roberto Soares; de Cultura, Esporte e Lazer, Alessandro Máximo e outros titulares de pastas da Administração municipal, além de representantes de empresas e instituições educacionais da região.

O local é ponto de partida da Maria Fumaça que por algum tempo percorreu a chamada Estrada de Ferro Caminho das Águas, margeando o Parque Ipanema junto ao ribeirão Ipanema e que por cerca de 10 anos aproximadamente não vem sendo utilizada. A Estação é réplica de uma estação de 1917, sendo que a locomotiva a vapor é de origem alemã, fabricada em 1937, movendo-se com combustível de lenha e bagaço de cana

O governo municipal busca parcerias público-privadas para efetivar as medidas necessárias para reativação do passeio pela Estrada de Ferro. Assim, também participaram da agenda de trabalho lideranças da Vale, Cenibra ? Celulose Nipo-Brasileira S.A., Instituto Usiminas, Faculdade Única, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) e Faculdade Pitágoras. Um projeto de lei de concessão do bem público relacionado à atração turística foi elaborado pelo Executivo e será apreciado na próxima reunião da Câmara de Vereadores. O governo acredita que com a aprovação da proposta o complexo turístico retornará brevemente ao seu pleno funcionamento.

"Estamos agindo em diversas frentes, trabalhando para resgatar as nossas memórias e proteger nossos patrimônios culturais em Ipatinga. Agora, envidamos esforços com intuito de reativar para a população o circuito da nossa Maria Fumaça, sem custos para o município. Por isso, hoje decidimos chamar várias empresas e instituições que são nossas parceiras, de modo que percebam com clareza o quanto é importante essa alternativa turística para nossa cidade", destacou o chefe do Executivo.

SECOM/PMI