Fotos: Dani Dornelas

Depois de se consolidar na Região Metropolitana do Vale do Aço e nas regiões vizinhas, o projeto Contos Locais está chegando em Lavras, a cidade do Sul de Minas conhecida pelos ipês e suas escolas, onde será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município. A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa e a preservação da memória e valorização da cultura do interior de Minas Gerais.

O projeto consiste na ministração de oficinas de contação de histórias para educadores e estudantes da rede pública de ensino, no mapeamento de contos das cidades por meio de pesquisas realizadas pelos alunos orientados pelos professores. Como em outros municípios onde já foi desenvolvido, o projeto será finalizado com a distribuição gratuita do exemplar entre a comunidade, uma ação que busca difundir os contos como forma de valorização e preservação da história local. ?Por meio desse projeto, nove cidades já foram contempladas com o registro de suas histórias em livro, comenta o coordenador do projeto, o produtor cultural Éderson Caldas.

A equipe do Contos Locais conta com a coordenação pedagógica de Janaína Dantas; edição de texto de Cristiano Augusto Lopes; assessoria jurídica de Harumi Urabe; registro e documentação fotográfica de Dani Dornelas; projeto gráfico de Enyály Poletti e Wemerson Félix; elaboração de prestação de contas de Marilda Lyra e assessoria de comunicação de Goretti Nunes. O projeto é uma realização da MC Produção Ltda., viabilizado pelo Ministério do Turismo, com patrocínio da Mart Minas e Expresso Nepomuceno.