Foto: Marcelo Luciano
O Congado de Ipatinga é uma das mais antigas tradicionais rurais do municípioO Congado de Ipatinga é uma das mais antigas tradicionais rurais do município

Depois de um investimento, que custou R$ 42 mil em recursos, que inclui a reforma das instalações, o museu do Congado do Ipaneminha, zona rural de Ipatinga, será reaberto a partir deste domingo, 26, com a exposição Cultura e Tradição, tendo como curadora a produtora Shirley Maclane.

A mostra pretende contar um pouco da trajetória do congado por meio de fotografias e objetos que traduzem a história construída ao longo de muitos anos, com acervo do próprio grupo, obras do artista plástico Souza Lobbo, acervo da PMI e de alguns fotógrafos da região como Elvira Nascimento, Wolmer Ezequiel, Jarley de Barros, José Barbosa, Geniane Vieira e Dani Dornelas.

A exposição prossegue até 11 de outubro. Para visitar as obras a comunidade deve fazer o agendamento diretamente no Departamento de Cultura da Prefeitura de Ipatinga, pelo telefone 3829-8060.

Nos dias 27 e 29, segunda e quarta-feira, escolas poderão participar de visitas guiadas à Exposição e ao Museu. A ação terá ainda a participação do Congado Mirim da Escola Municipal Mário Casassanta e do grupo artístico de percussão Baque Mulher. A programação será transmitida também pelo Instagram @ipatingatemcultura.