Com a meta de se plantar até 5 milhões de mudas de árvores na Serra dos Cocais até 2030, foi apresentado na última semana pelo Isec (Instituto Serra dos Cocais) o projeto Plantando o futuro. A proposta é restaurar o ecossistema florestal, evitando problemas como escassez de água e proteger aquíferos subterrâneos, além de mitigar os efeitos climáticos na região da bacia do Rio Doce. Segundo o presidente do Isec, Nilton Barreto, Plantando o futuro se baseia no princípio da sustentabilidade. - Estamos vivenciando perdas de florestas com constantes desmatamentos e os incêndios florestais de grandes proporções, pontuou Nilton.

Durante o evento de lançamento do projeto, os participantes, que se reuniram no auditório da Câmara de Vereadores, puderam ouvir uma palestra ministrada pelo representante do Comitê da Bacia do Piracicaba e ex-vereador e ex-vice-prefeito de Nova Era, Flamínio Guerra Guimarães. Em sua fala, ele fez um relato sobre as ações de restauração florestal do principal afluente do Rio Doce. Outro que também falou aos presentes foi o geógrafo Paulo Amaral, que destacou a utilização da biomassa de resíduos sólidos como forma de geração de energia, com inclusão social, num contexto de crise no setor energético do país. Paulo é consultor e educador ambiental.

Antes de agradecer a participação das lideranças e do público presentes, Nilton Barreto entregou ao chefe de gabinete da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Guimarães, uma carta direcionada ao governador Romeu Zema. O documento explana os objetivos do Instituto Serra dos Cocais e a solicitação de parceria com o governo para concretização dos projetos idealizados pelo Isec.

Foto: Marcos Benevides
O lançamento do projeto foi prestigiado por autoridades e lideranças ligadas ao meio ambienteO lançamento do projeto foi prestigiado por autoridades e lideranças ligadas ao meio ambiente