A cientista e imunologista Nise Yamaguchi, 62, estará no Vale do Aço na próxima quarta-feira, 20. Ela vai minstrar uma palestra com tema ?A vida pós-Pandemia?, às 19h, no salão de eventos Folha de Prata, no residencial Bathânia, no Paraíso, com entrada franca. Embora tenha ganhado projeção com a defesa do tratamento precoce contra o coronavírus, a carreira de Nise está centrada principalmente na pesquisa e prevenção do câncer, tendo vários prêmios e sendo reconhecida internacionalmente por seu trabalho contra o câncer de pulmão.

A oncologista chegou a afirmar que, por trás da negação da eficácia do medicamento, existiria uma competição entre grandes potências, conspirando para que haja um enfraquecimento da capacidade de produção no mundo, "deixando que sua população morra". Nise chegou também a ser cotada a suceder os ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, pelo fato de defender o protocolo de uso do medicamento hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com a Covid-19, em concordância com a concepção do presidente Jair Bolsonaro. Mas, em ambos os casos, os convite oficial não veio.

Por causa de suas opiniões, ela foi suspensa de suas funções pela direção do Albert Einstein, de São Paulo. Na época, Nise atribuiu seu afastamento a uma perseguição política por sua defesa do tratamento precoce, o que foi negado pelo hospital. Apesar da suspensão, o Einstein informou na época à emissora CNN que Nise Yamaguchi permanecia cadastrada como parte do corpo clínico aberto do hospital, estando apta a internar e assistir os seus pacientes dentro de suas instalações?

Além de Yamaguchi, o evento terá ainda a palestra da presidente da Comunidade internacional Brasil & Israel, Jane Silva. Ela é especialista em assuntos do Oriente Médio e ex-integrante da Secretaria de Cultura do governo federal.

Os interessados devem se inscrever antecipadamente, através dos telefones 98828-0739 ou 99966-8622 (WhatsApp). O código de área é 31.