A Prefeitura de Ipatinga promove neste sábado um Dia D de vacinação para crianças e adolescentes. Durante todo o dia, as unidades de saúde estiveram abertas para receberem os jovens, acompanhados de seus pais, para receberem a dose que necessitavam, de acordo com o cartão de vacina.

O secretário de Saúde, Cléber Faria, reforçou que a campanha segue até o dia 29 deste mês. As pessoas que desejarem regularizar a situação vacinal devem procurar a UBS de referência durante toda a semana, no horário de 8h às 16h.

?Esta é uma forma de buscar reduzir a incidência e contribuir para o controle e erradicação das doenças nas crianças e adolescentes menores de 15 anos. No total, foram disponibilizados 16 tipos de vacinas que protegem contra aproximadamente 20 doenças?, explicou.

Vacinas disponíveis

Vacina DTP e Pentavalente (contra difteria, tétano e coqueluche), BCG (contra tuberculose), Vacina contra Poliomielite ? oral (VOP) ou injetável (VIP), Tríplice Viral e SCRV (sarampo, caxumba e rubéola), Vacina contra Hepatite A, Vacina contra Hepatite B, Vacina contra Varicela e SCRV, Vacina contra Febre Amarela, Vacina contra HPV, Vacina contra Rotavírus Humano, Meningo C (doença meningocócica), Meningo ACWY (meningites tipos A, C, W e Y), Pneumo 10 Valente (pneumonia).