Depois de muitas discussões, análises técnicas e articulação política, finalmente a tão esperada unidade da Polícia Federal no Vale do Aço já tem data marcada para iniciar o atendimento ao público. Será na segunda quinzena de janeiro, em um escritório localizado no 2º piso do Shopping Vale do Aço onde, inicialmente, será oferecido serviços de expedição e renovação de passaporte.

Além da subseção judiciária de Ipatinga, o posto da Polícia Federal vai atender à região de Manhuaçu, localizada a 160 Km de Ipatinga, na Zona da Mata. Juntas, as duas subseções compreendem uma área de 77 municípios, abrangendo uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. A meta é que sejam realizados 400 atendimentos diários, sendo 200 para emissão do passaporte e outros 200 para retirada.

"Sabemos da importância para a região de uma unidade da Polícia Federal, especialmente no que se refere à agilidade do atendimento para emissão e renovação de passaportes, o que evitará que muitos tenham que se deslocar para Valadares ou Belo Horizonte. E, com esse posto, podemos prever que uma ampla cadeia da economia local será beneficiada, já que vamos receber pessoas de inúmeras cidades, inclusive de fora da região?, comentou o prefeito Gustavo Nunes.

A futura delegacia da Polícia Federal no Vale do Aço já conta com um delegado titular nomeado. E ele será Alexandre Teixeira dos Santos, que já teve, inclusive, sua designação publicada no Diário Oficial da União. Além dele, também já foi nomeado, como delegado substituto, Allan de Souza Ferreira Mattos.