Trata-se de fake news (notícia falsa) o anúncio da morte, por infarto, do ex-prefeito de Ipatinga, Francisco Carlos Delfino, o Chico Ferramenta, que viralizou nas redes sociais, na tarde deste sábado (20). Fontes próximas ao petista confirmaram que o politico está sob cuidados médicos, "mas se recupera bem". Elas lamentaram o boato, porque o celular não para de tocar. "Em vez de cuidarmos dele temos que ficar atendendo o celular toda hora", reclamaram.

Para emprestar ares de verdade à "notícia", compartilhada por milhares de internautas desavisados, os autores da fake news chegaram a produzir uma fictícia "Nota de Pesar", assinada pela companheira do ex-prefeito e atual vereadora de Ipatinga, Maria Cecília. Uma análise mais cuidadosa da tal nota apontou para erros na grafia de horas (13:00 hs, em vez de 13h) e a assinatura da "Nota de Pesar" (Cecília FerraMENTE).

Bastante irritados com a situação, os familiares do ex-prefeito publicaram no início da noite, no Instagram, uma nota refutando completamente a história e prometendo ir às últimas consequências contra o responsável - que eles alegam já ter sido identificado - pela disseminação da falsa informação.