Depois de quase dois anos de paralisação, o Projeto Turismo no Vale retomou esta semana seus trabalhos, com o objetivo de discutir o planejamento das atividades para o desenvolvimento do turismo regional. O encontro contou com 44 participantes. Criado a partir de uma parceria do Sebrae Minas e Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), o Turismo no Vale trabalha, desde 2011, com o propósito de capacitar e orientar empreendedores locais para o reconhecimento dos atrativos turísticos da região. E para dar continuidade às ações em 2022, os participantes da reunião de retomada se dividiram em grupos para planejar: os eventos (divulgação/comercialização/consultoria), formas de comunicação, parceiros e novos parceiros e organização e desenvolvimento das atividades. A próxima reunião será no dia 9 de dezembro, para apresentação dos encaminhamentos dessas questões apontadas.

Segundo Cidinha Sampaio, uma das coordenadoras do Projeto, a realização de uma nova pesquisa de mercado sobre o turismo regional também está prevista para o ano que vem. - Em 2012, uma minuciosa pesquisa indicou a visão dos entrevistados sobre o turismo. No próximo ano, a pesquisa irá para atualizar o diagnóstico turístico da região, nos apontando ações sobre como podemos direcionar os projetos para os anos seguintes, comentou.

Durante a reunião, o presidente do CTMAM, Hélio Anício, enfatizou o apoio incondicional da Instancia de Governança Regional aos projetos de 2022. ?Estamos juntos na retomada do turismo, visando promover iniciativas que impulsionem o turismo regional. Para fortalecer tais iniciativas, as instituições inseridas no projeto têm papel fundamental na realização de cada atividade discutida na reunião. Tal envolvimento beneficiará toda cadeia do turismo. Nosso principal objetivo enquanto IGR, reforçou.

Projeto Turismo no Vale

Embasado no lema "o Vale além do aço", o Turismo no Vale prossegue com as tarefas de manutenção do grupo e adesão de novos empreendedores, bem como de sua operacionalização. Ao longo de mais de uma década de atuação, o projeto implementou importantes iniciativas para o desenvolvimento do turismo regional, como: a criação da marca Vale do Aço - Destino Turístico, o lançamento do site para consolidar a marca, realização de Seminários de Capacitação para Observação de Aves e de três edições da Feira de Turismo do Vale do Aço, entre outras.