Fotos: Divulgação
 Inauguração com contações de histórias e oficinas gratuitas reuniu estudantes, educadores e comunidades Inauguração com contações de histórias e oficinas gratuitas reuniu estudantes, educadores e comunidades

As comunidades de Sobrália e Pingo D?Água ainda celebram a chegada da Biblioteca ao Cubo participando ativamente das atividades realizadas nos espaços, assim como da inauguração dos projetos de incentivo à leitura, cumprindo seu objetivo de aproximar crianças, jovens e adultos dos livros. Mais de 400 livros foram doados para as duas Bibliotecas ao Cubo, por meio dos projetos realizados com o apoio da Fundação Renova.

Inauguradas no final de outubro, cerca de 1 mil estudantes, educadores e moradores dos dois municípios desfrutaram da programação cultural, presencial e virtual. As atividades foram com os contadores de histórias Professora Kakau, Nena de Castro, Pituxa (Nancy Nogueira), Daniela Alves e Gugu Moicano Barba Verde, além da oficina "Ler é bom", com o bibliotecário Bruno Moreira de Moraes.

A programação virtual foi transmitida ao vivo pelo Instagram dos projetos Biblioteca ao Cubo @bibliotecaaocubo e ainda está disponível para acesso às contações de histórias virtuais.

Fortalecimento da cultura

Segundo a diretora de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura de Pingo D?Água, Eliana de Souza Vieira, a Biblioteca ao Cubo tem sido um instrumento de extrema importância para o fortalecimento e promoção da cultura na cidade. A Biblioteca ao Cubo está abrigada na sala multicultural Contém Cultura.

"Com a chegada dessa minibiblioteca, nos sentimos honrados e entusiasmados para estimular o hábito de leitura nas escolas e pela comunidade, incentivando o conhecimento amplo sobre diversos assuntos. Prova do sucesso da Biblioteca ao Cubo é que, atualmente, cerca de 20 crianças têm visitado e feito empréstimos dos livros semanalmente", declara Eliana.

Para a diretora da Escola Estadual José Severino, Leila Moreira, a inauguração da Biblioteca ao Cubo reacendeu nos estudantes o prazer e o encantamento pela literatura. "Estamos muito felizes com o privilégio de receber uma Biblioteca ao Cubo. Até hoje, nossos alunos e professores comentam o quanto as atividades da inauguração, realizadas aqui na escola e nas Lives, foram de grande aprendizado. Esse projeto precisa continuar para chegar a mais pessoas", revelou Leila.