Depois de ter seu nome sabatinado e aprovado no Senado, o ministro André Mendonça tomará posse no próximo dia 16, às 16h, como o mais novo membro do STF (Supremo Tribunal Federal). O anúncio foi feito após Mendonça ter se reunido na sede do STF com o presidente da Corte, ministro Luiz Fux.

O novo ministro do STF vai herdar mais de 900 processos que estavam sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho. No Supremo, Mendonça deverá participar de julgamentos considerados polêmicos, que abordarão temas como bloqueio de perfis de apoiadores do governo nas redes sociais e prisão após condenação em segunda instância.

Paulista de Santos, André Luiz de Almeida Mendonça tem 48 anos e é servidor da União desde 2000. Nesse tempo, foi assessor especial do ministro da Controladoria-geral da União Wagner Rosário de 2016 a 2018, advogado-geral da União de 2019 a 2020 e ministro da Justiça e Segurança Pública de 2020 a 2021. No final de março de 2021, retornou ao cargo atual, quando das mudanças promovidas no ministério pelo presidente. Ele também trabalhou com o atual ministro Dias Tóffoli, quando o mesmo chefiava a AGU e foi indicado para o STF.

Nas horas vagas, André Mendonça integra a equipe de pastores de uma igreja presbiteriana localizada no Lago Sul, em Brasília.