Se em fevereiro deste ano não terá carnaval, mas, ao menos ao que parece, é que, possivelmente, o trecho da Km 321 da BR 381, em Nova Era, seja novamente liberado ao tráfego apenas no segundo mês do ano, se tudo der certo, na primeira quinzena.

O local fica próximo à lanchonete Siribi, famoso ponto de parada dos viajantes, perto do limite com Antônio Dias e do início do Lote 3.1 da duplicação.

Até que o problema seja resolvido, para se chegar ao Vale do Aço e seguir adiante para o Vale do Rio Doce, são duas as opções mais viáveis.

A primeira, é passar pelas BR 458 e 116, por Caratinga; indo até Realeza (distrito de Manhuaçu). De lá os ônibus seguirão pela Br 226 passando por Matipó, Abre Campo, Rio Casca no território dos municípios de São José do Goiabal e São Domingos do Prata, retomando a BR 381 em João Monlevade, com a tradicional parada no Posto Cinco Estrelas, seguindo até BH. A viagem nesse percurso tem cerca de 430Km (200 a mais do que o trecho normal) e duraria, em tese, pelo menos sete ou oito horas. Mas, devido a fatores como o trânsito e os tradicionais engarrafamentos na saída ou entrada de Belo Horizonte, as viagens podem durar no mínimo 10 horas, podendo chegar a 12. (Clique e veja pelo mapa o percurso).

A segunda opção, prevê a passagem pela cidade de São José do Goiabal, dai seguindo pela MG 760 até a BR 262 e depois novamente até chegar à 381, em João Monlevade e dai, seguir até a capital.