A Prefeitura de Timóteo notificou esta semana os proprietários de um terreno na Avenida Acesita, no bairro Olaria, pelo deslizamento de terra ocorrida em virtude de um corte irregular. Eles também foram multados em 4 mil UPFMTs (Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo), cerca de R$ 12,3 mil e também estão obrigados a contratar m engenheiro que elabore e apresente um Plano Emergencial de Mitigação de Riscos com o correspondente cronograma das atividades.

As últimas chuvas que caíram em Timóteo provocaram alguns problemas de estabilidade do solo de difícil solução, com risco de interdições de vias públicas seja por desmoronamento ou deslizamento de taludes. A queda de placas, mesmo nos períodos de seca, tem sido constante no local em razão da retirada da terra sem qualquer estudo preliminar, autorização ou licenciamento ambiental para a execução do corte. Devido à fragilidade do solo, é real a possibilidade de novos deslizamentos, colocando em risco a vida de quem trafega pela avenida.

Na notificação, ficou determinada a correção do talude com a retirada da crista do maciço que corre risco iminente de queda. Os donos do imóvel também foram orientados a construir um sistema de drenagem pluvial com canaletas e, após esse serviço, fazer a retirada da terra solta que invadiu parte da pista de rolamento. Eles foram instruídos a construir uma caixa seca de três metros de largura por um de profundidade para a contenção da areia e lama. Sem essa providência, toda vez que chover a terra vai descer até a Avenida Acesita.