Assim como Ipatinga, Timóteo comemora em abril, no dia 29, seu aniversário de emancipação política, assinado pelo governador Magalhães Pinto em 1964. E este ano, a festa começará no dia 1º, com uma série de atividades artísticas, culturais e esportivas nos quatro cantos da cidade.

Com o slogan "Timóteo 58 Anos Vivendo dias melhores!" a programação de aniversário tem por finalidade marcar a retomada de eventos ao ar livre, dois anos depois de o município ficar sem realizar o seu aniversário por causa da pandemia.

A programação terá sua primeira atividade na Praça 1º de Maio (Praça do Coreto) com uma programação gospel, a partir das 20h, com shows com os grupos Ministério Sal e Luz, Ministério de Música da Piba e Luana Sena. No sábado, 2, se apresentam as duplas sertanejas Duda e Isa Amorim e Bráulio & Ricardo.

No domingo a programa será realizada na parte da manhã, a partir dass 8h. As atividades começam com o Circuito Unimed de Corrida de Rua. Em seguida se apresentam a banda de pagode Polivalência e o cantor de MPB e Pop Rock, Claudinho Sá.

Além das festividades, uma iniciativa pretende estimular a vacinação contra o coronavírus. Será o ?vacinamóvel?, um veículo preparado especialmente e que estará presente em todos os dias de eventos imunizando aqueles moradores que ainda não completaram o esquema vacinal. Para se vacinar é só apresentar o cartão vacinal e um documento de identidade.