Em breve, Fabriciano, contará com um sistema de roteiros, permitindo que visitantes possam conhecer por exemplo, a Serra do Cocais, uma das mais belas do Vale do Aço, bem como outros atrativos, em todos os seus detalhes e encantos. O primeiro passo foi dado na última semana, com o lançamento do projeto de ?Roteirização Turística?, apresentando a operadores do setor e ao público em geral.

O projeto tem o objetivo de organizar e integrar atrativos naturais e culturais, tal como, serviços e equipamentos como hotéis, bares, restaurantes, receptivos e outros, aspirando a consolidação de um produto para comercialização à futuros visitantes. Além disso, o projeto visa estimular novos investimentos no setor e incentivar a criação de novos roteiros.

A execução terá como base a avaliação e hierarquização dos atrativos, atividades econômicas e produção associada ao turismo, avaliando o potencial de atratividade, os aspectos que vão auxiliar na definição dessa hierarquia e ao final, definir um ranking. O programa, que ainda não tem prazo para sua conclusão, conta com o apoio de entidades como Emater, Senac, IMA, Circuito Mata Atlântica (CTMAM), Sebrae e Conventions Bureau.

- Esse projeto é importante para que os turistas possam se planejar e venham conhecer a nossa cidade, e ao mesmo tempo possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Daniel Papa.

Ele ressaltou também que a qualificação profissional será fundamental nesta etapa inicial do projeto e para isso, a intenção é cadastrar prestadores de serviços e capacitá-los para que possam adquirir habilidades empreendedoras, como: atendimento aos clientes, gestão de negócios e marketing.

Serra dos Cocais

Localizada a cerca de 20 Km do Centro, a Serra dos Cocais é um dos principais atrativos turísticos do município. Sua altitude, atinge cerca de 1,2 mil metros acima do nível do mar e destaca-se por um importante remanescente de Mata Atlântica, sendo considerada como área de proteção ambiental desde 2002.

A região possui grande relevância turística e cultural, por ser onde situam-se várias cachoeiras e mirantes, abrigando ainda grupos folclóricos como a marujada e o batuque que mantêm tradições culturais diversificadas em seus povoados, como em São José dos Cocais e Santa Vitória dos Cocais. A serra também é bastante é conhecida pela gastronomia típica e usada para a prática de esportes radicais, como mountain bike, escaladas, trekking, rapel, trilhas e automobilismo off-road.