Com a chegada do outono/inverno e início da colheita do café, o comando do 11º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Manhuaçu iniciou esta semana os trabalhos da oeração "Safra Segura". Seu objetivo é garantir o reforço no policiamento das comunidades rurais em virtude do período da panha do principal produto agrícola na maioria dos 23 municípios da área de atuação da unidade, uma das mais antigas da PM mineira.

Segundo o comando da unidade, a preocupação este ano é com o aumento expressivo na circulação de pessoas e valores na região rural. Com isso, as equipes realizarão visitas aos produtores rurais a fim de transmitir orientações para que todos busquem adotar medidas de autoproteção.

Algumas das dicas compartilhadas são:


- Não deixar café colhido nas lavouras. Além disso, os galpões devem estar sempre bem trancados e iluminados. E o mais importante, nunca deixe grande quantidade de café estocado na propriedade.

- Evitar deixar roçadeiras, motosserras, ou equipamento de valor nas lavouras. Mantenha-os em local bem trancado.

- Suspeite de pessoas que estejam rondando as fazendas, principalmente à noite. Procure anotar a placa e a cor destes veículos, repassando estas informações o mais rápido possível para a Polícia Militar.

- Exigir sempre os documentos de identificação, endereço e referências de outros locais onde o trabalhador que for contratado já prestou serviço. Se houver qualquer suspeição, comunique a PM.

- Priorizar o pagamento de funcionários e fornecedores com cheque, sempre em dias e horários diferentes.

- Dificultar o acesso de estranhos na fazenda, mantendo as porteiras bem conservadas e trancadas com cadeados.

- Manter o terreiro e a casa bem iluminados. Visibilidade reduzida favorece a ação de criminosos. Instale alarmes, câmeras de segurança e sensores de presença. E colocar placas, avisando que no local existe sistema de segurança.

- Não comentar sobre grandes vendas e evitar manter altas quantias em dinheiro ou jóias na propriedade. O lugar mais seguro para guardá-los é uma agência bancária.

- Orientar os funcionários a não fornecerem informações sobre a propriedade e seus donos a pessoas estranhas.

- Em caso de assalto, não reagir! A vida é mais valiosa do que qualquer bem! E se possível, procure observar a fisionomia dos bandidos para facilitar o reconhecimento, além de anotar placas e características dos veículos usados no roubo.

A Polícia Militar destaca ainda que depende de denúncias realizadas pela comunidade para conseguir prevenir a ocorrência de crimes. A identidade dos denunciantes é sempre preservada e o sigilo é absoluto.

"Todo cidadão pode ser parceiro da PM, denunciando atividades e pessoas suspeitas, pelos números 190 (emergências policiais) e 181, que é o Disque Denúncia Unificado, onde a pessoa não precisa se identificar e recebe uma senha para acompanhar as investigações. Ou se preferir, o cidadão consegue realizar denúncias conversando diretamente com o policial militar que realiza o patrulhamento na sua comunidade", frisou o comandante, tenente-coronel Luciano Correia dos Reis.