O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, assinou na tarde desta quinta-feira, 5, um decreto extinguindo o estado de calamidade pública no município em virtude da pandemia do coronavirus. De acordo com o documento, o uso de máscara facial continua sendo obrigatório apenas em áreas médico-hospitalares (Unidades de Saúde, Hospitais e Clínicas médicas), em que há atendimento direto aos pacientes.

A decisão foi tomada com base na diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença em Ipatinga e também com graças ao percentual de 80% da população acima de cinco anos já vacinada. Em Ipatinga, ao longo dos últimos meses, os números de casos confirmados da doença tiveram uma queda substancial. Em fevereiro, foram confirmados 3.051 casos. Em março, esse número foi reduzido para 784 notificações. No mês de abril, foram registradas apenas 75 ocorrências.

Gustavo Nunes esclareceu ainda que equipes técnicas continuarão monitorando diariamente os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde para avaliar a necessidade de adotar novas medidas sanitárias, caso seja necessário.