Pelo menos 18 mil livros serão entregues a partir de agosto a 32 bibliotecas públicas de cidades de Minas e do Espírito Santo. Além desse acervo, os espaços também serão contemplados com equipamentos como ar-condicionado, impressora, computadores, instrumentos musicais e jogos pedagógicos.

A ação faz parte do Projeto de Incentivo à Leitura, do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, patrocinado pela Fundação Renova. Os itens, que estão sendo adquiridos neste mês de maio, foram escolhidos pelos próprios representantes das bibliotecas dentro do cardápio disponível na primeira etapa do programa.

Cada plano de revitalização foi elaborado com o teto de R$ 200 mil, que é o valor máximo que a Renova desembolsará na compra dos itens, revitalização da infraestrutura e capacitação dos servidores de cada biblioteca que tiver aderido ao projeto.

As bibliotecas contempladas estão nas cidades de Aimorés, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Periquito, Pingo D´Água, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santana do Paraiso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga, em Minas Gerais e Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia, no Espírito Santo.

O projeto de Incentivo à Leitura tem por objetivo estimular a interação e a leitura a partir da utilização mais ampla e adequada das bibliotecas locais. Por meio da reestruturação das bibliotecas municipais e do reforço à capacitação de seus funcionários, o projeto busca contribuir com o crescimento pessoal e coletivo das comunidades existentes em municípios atingidos e seus distritos, ampliando a sua base de conhecimento e de criatividade através da leitura.