Depois de anos parada, a Maria Fumaça, locomotiva estacionada na Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro, pode, em breve, voltar aos trilhos, ganhando inclusive uma extensão de 10 Km, ligando o Parque Ipanema à estação Pedra Mole, entre os bairros Cariru e Castelo. Mas antes de colocar a ideia em prática, uma comitiva da Prefeitura de Ipatinga, liderada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, visitou o sistema atualmente em operação na cidade histórica de São João Del Rei, no Campo das Vertentes.

O modelo de São João é considerado uma das boas referências de turismo no país, constituindo-se um pólo de atrativos em vários segmentos. Um dos destaques é o passeio ferroviário que atrai cerca de 10 mil visitantes, dentre eles muitos estrangeiros, passam pela Estação Ferroviária histórica da cidade, todos os meses. Ali circula a maria-fumaça mais antiga em operação no Brasil, num percurso de 12 km até a vizinha cidade de Tiradentes. Segundo Allex, que na visita estava acompanhado do secretário adjunto Argileu Cruz, a sua pasta está empenhada na busca de parcerias para viabilização do projeto, incluindo a aquisição de novas locomotivas. "A iniciativa já está avançando para se tornar realidade", destacou.

O secretário lembrou ainda que, com a implantação do Passeio Turístico Ferroviário, Ipatinga poderá se destacará com esta nova referência. "Iremos poder ofertar mais uma opção além do Roteiro Rural, do acesso a nossas cachoeiras e diversos outros pontos turísticos que possuímos, para os quais a nossa atenção também está voltada. O projeto é grande, ambicioso, mas não é maior que nossa vontade de proporcionar melhorias para a nossa cidade, representando bem-estar para os munícipes e visitantes, além do natural geração de emprego e renda", resumiu.