Estão abertas até a próxima quinta-feira, 2 de junho, as inscrições para o 1º Pedal da Rota Bahia-Minas, que será realizado de 15 a 20 de junho. O evento marca a inauguração do trecho da rota turística em Minas Gerais: um percurso de 342 km ligando o Vale do Jequitinhonha ao Vale do Mucuri, passando por Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas.

A rota permitirá uma viagem de bike por mais de 100 anos de história da estrada de ferro Bahia-Minas, que um dia ligou Minas ao mar. Será possível pedalar por estradas onde passava a Maria Fumaça, chamada de Pochixá. ?O turista vai conhecer paisagens naturais e a cultura dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pedalando por estradas de terra, passando por comunidades rurais, estações antigas e prédios históricos?, explicou o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.

Os participantes do pedal poderão saborear a culinária regional, com seus cafés e almoços da roça, e ainda se refrescar em banhos de cachoeira. ?Os ciclistas poderão degustar iguarias locais, como queijo, cachaça e carne de sol. Além disso, poderão sentir o acolhimento das famílias, que recebem os visitantes como velhos amigos ou parentes próximos. Mais ainda, haverá a experiência de ouvir modas de viola, o tradicional sanfoneiro e as repentistas de ciranda, além de conhecer o teatro musical dentro de uma antiga estação?, ressalta Jeferson.

O pacote para participar do pedal de inauguração inclui acompanhamento de guia especializado, carro de apoio, seguro, hospedagem, ingresso para visitações e grande parte das refeições. Outras informações podem ser obtidas no telefone (33) 99996-9042 ou pelo e-mail trilhasevento@gmail.com