A Câmara Municipal de Ipatinga deu posse aos vereadores mirins que irão exercer o primeiro mandato da 8ª legislatura. A solenidade foi no plenário da Câmara na tarde do dia 14 e contou com a presença de educadores e familiares, além de vereadores e do prefeito Gustavo Nunes. Após prestarem juramento, 33 alunos de escolas públicas e privadas assinaram o termo de posse.

O presidente da Câmara, Toninho Felipe (Cidadania), destacou sua honra em poder empossar todos os alunos que conquistaram uma cadeira no plenário. ?Aqui, vocês entenderão a fundo o significado da cidadania e estarão trabalhando para melhorar a vida de outras pessoas. Vocês deixam de ser um e passam a ser a voz de vários colegas que acreditam estar bem representados?, disse.

A vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, órgão da Câmara responsável pelo projeto educacional, também discursou. Ela destacou a eleição como uma oportunidade de aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a formação da cidadania. Ela também agradeceu o apoio dos servidores neste trabalho. "Meu reconhecimento pelo amor e afinco à esta causa. Quero agradecer também a todos os professores das escolas envolvidas, que nos ajudaram nessa eleição imensamente. Meu muito obrigada".

Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Nunes reforçou a importância educacional do projeto. Para ele, que iniciou sua trajetória política como vereador, fazer parte da Câmara Mirim é uma oportunidade de conhecer a importância de ser um parlamentar. "Parabenizo-os pela coragem e pela vontade de estar aprendendo mais sobre o funcionamento de todo o processo legislativo. E isso é um aprendizado que vão levar para o resto da vida."

Três vereadores mirins ganharam destaque na cerimônia de posse. Os alunos Samuel Lima Silva, Elen Meira da Silva e Yulla Domingues Vieira compuseram a mesa de honra juntamente com as autoridades presentes. Eles foram os mais votados entre os candidatos. Samuel Lima Silva, do 9º ano do Colégio São Francisco Xavier, foi quem obteve a maior quantidade, com 238 votos, ele, como acontece entre os adultos, presidiu a primeira reunião mirim. Em seu discurso, ele agradeceu o apoio recebido e disse querer aproveitar ao máximo essa oportunidade.