A chegada do tempo seco traz junto o risco de incêndios. Visando evitar esses problemas, uma parceria entre a Prefeitura de Fabriciano e o Corpo de Bombeiros visa conscientizar a população sobre os riscos deste tipo de sinistro, que segundo estatísticas, são, em mais de 90% provocados por pessoas.

De janeiro a maio deste ano, foram registrados 24 incêndios na cidade; em 2021, foram 96 ocorrências. A parceria visa chamar atenção para o problema e dá dicas para prevenção dos incêndios florestais.

A próxima ação, uma blitz educativa está marcada para esta sexta-feira, 24, às 9h, no bairro Silvio Pereira II. A entrega de materiais informativos, com oportunidade dos cidadãos tirarem dúvidas sobre o assunto também ocorre nas atividades do mês do Meio Ambiente.

Em Fabriciano, as áreas de queima rotineira ? e, infelizmente, com registros de incêndios são: Morro da Usipa, Pomar, Cidade do Menor, Amaro Lanari, Bom Jesus, Santa Cruz, Alto Giovaninni, Contente/Convento, Padre Rocha e as APAs (Áreas de Preservação Permanente) da Serra dos Cocais e da Biquinha (Belvedere).

Dicas de prevenção:

  • Não solte balões e fogos de artifício próximo às florestas, áreas de matas e rurais.
  • Não jogue cigarros acesos pela janela de veículos em áreas rurais ou margens de rodovias.
  • Evite o acúmulo de lixo ou vegetação em lotes vagos.
  • Construa aceiros caso precise usar o fogo para limpar alguma área.
  • Redobre os cuidados em acampamentos e passeios em áreas ecológicas (cigarros e fogueiras) e recolha o lixo produzido (vidros e incidência solar podem provocar incêndios)

Em caso de incêndio, acione imediatamente os Bombeiros pelo 193.