A Prefeitura de Governador Valadares começou hoje um trabalho de incentivo à inscrição de todos aqueles envolvidos na atividade turística no Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos). O cadastro, que é gratuito e obrigatório, vale por dois anos e pode ser feito pelo site: clicando aqui

Segundo o Departamento de Turismo, ter a empresa registrada e em situação regular no Cadastur oferece vantagens, como: acesso a linhas de crédito; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal e participação em programas de capacitação. Além disso, os empresários cadastrados receberão o Selo Turismo Responsável, programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

O Cadastur é o sistema de cadastro oficial de empreendimentos, equipamentos e profissionais do setor de turismo no Brasil e tem entre seus objetivos promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos. O cadastro é uma exigência para o exercício de algumas atividades.

Devem realizar o devido cadastro os envolvidos nas seguintes atividades:

  1. Acampamento Turístico;
  2. Agências de Turismo;
  3. Guia de Turismo;
  4. Meio de Hospedagem;
  5. Organizadora de Eventos;
  6. Parque Temático;
  7. Transportadora Turística.
  8. Cadastro Opcional:
  9. Casa de Espetáculos & Equipamentos de Animação Turística;
  10. Centro de Convenções;
  11. Empreendimento de Entretenimento e Lazer e Parque Aquático;
  12. Locadora de Veículos para Turistas;
  13. Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva;
  14. Prestador Especializado em Segmentos Turísticos;
  15. Prestador de Infraestruturas de Apoio para Eventos;
  16. Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.