Graças a um minucioso trabalho de inteligência envolvendo as forças policiais além do Ministério Público, um elemento considerado chefe de uma das principais organizações criminosas que atuam em Manhuaçu, especialmente no tráfico de drogas e crimes de homicídio foi localizado e preso em Porto Seguro (BA).

A prisão foi resultado de uma ação integrada entre a polícias Militar de Minas, do Rio e da Bahia, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil de Minas Gerais, além da Polícia Rodoviária Federal. O traficante foi encontrado e preso nesta terça, 16, na cidade turística do litoral baiano. O autor é considerado pelos órgãos de segurança como um líder de uma organização criminosa, que atua no tráfico de drogas e homicídios em Manhuaçu e região.

Em face da operação "Sexto Mandamento", em conjunto com o Ministério Público e devidamente autorizada pelo Poder Judiciário, as forças policiais conseguiram efetuar a prisão do líder deste grupo e suspeito de ser o mandante de diversos homicídios na região, movidos em sua grande maioria pela disputa entre organizações criminosas. O nome da operação é uma referência ao sexto mandamento: Não matarás!

Segundo informações de inteligência, o preso está há algum tempo oprimindo a comunidade. A base do líder deste grupo foi estabelecida na comunidade São Francisco de Assis, mas o traficante atuava como uma liderança criminosa que abastecia outros bairros de Manhuaçu e outros municípios da Zona da Mata. Contudo, há algum tempo estava foragido na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Militar, estima-se que, desde de 2017, ou seja, em cinco anos, aproximadamente quarenta pessoas foram vítimas de tentativas e de homicídios na cidade de Manhuaçu, em decorrência do tráfico de drogas. Na grande maioria, pessoas entre 15 e 29 anos, com vários deles condenados pela prática de homicídios e comércio de drogas.

Ainda neste período, diversas operações foram desencadeadas, iniciando com a operação Teto de Vidro, por meio da qual diversos indivíduos foram presos. Este ano, por meio da "Sexto Mandamento", foram desenvolvidas diversas ações de inteligência, culminando em 19 prisões de indivíduos diretamente envolvidos em crimes de homicídio e narcotráfico.