Um grupo de nove aspirantes a oficiai foi recebido esta semana pelo comando da 12ª RPM (Região de Policiamento Militar), sediada em Ipatinga e que coordena as ações de segurança na área dos batalhões de Manhuaçu (11º); Ipatinga (14º), Itabira (26º), Fabriciano (58º) e Caratinga (62º); além das companhias independentes de Monlevade (17ª), e Ponte Nova (21ª).

Após essa recepção, eles irão participar de um estágio, que vai até junho de 2023, onde terão contato com toda a rotina operacional e administrativa pertinente à função.

Os aspirantes concluíram o Curso de Formação de Oficial (CFO) na Academia de Policia Militar (APM) em Belo Horizonte. O acesso exigiu o título de bacharel em Direito para os candidatos. O curso teve duração de 1 ano e meio, concedendo a graduação em Ciências Militares.

De acordo com o Comando da 12ª RPM, o curso os preparou para o desempenho em atividades administrativas, operacionais e para o exercício de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

Ao término do estágio de seis meses, eles serão avaliados e, se aprovados, receberão uma certidão de vocação ao oficialato, assinada pelo comandante da unidade em que serviram. Logo em seguida, serão promovidos ao posto de 2º tenente, primeiro degrau da carreira de oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Em ordem ascendente, os demais são: capitão, major, tenente-coronel e coronel.