Quase uma década depois de sua desativação, Ipatinga volta a contar com um sistema de monitoramento e vigilância por câmeras, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Agora batizado de "Cinturão de Segurança", a nova versão do antigo Olho Vivo, que funcionou na cidade no início de 2010 até meados de 2012, contará inicialmente com 50 câmeras, que serão monitoradas pelo Copom (Centro de Operações Policiais Militares), localizado no14º Batalhão de Polícia Militar, no Vila Celeste.

Em comum acordo, ficou a cargo da administração municipal a liberação dos espaços públicos nos quais os dispositivos foram instalados. Os equipamentos, de alta tecnologia, farão a vigilância remota de veículos, pessoas e ambientes públicos, sem a necessidade de agentes presenciais de monitoramento.

Por meio de inteligência artificial, as câmeras farão a integração em tempo real junto ao sistema Hélios da Polícia Militar e também ao Córtex do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As imagens ficarão armazenadas por até 30 dias.