Divulgação
O presidente do CTMAM, Hélio Anício, no momento da entrega do ofício aos representantes da Vale, em BHO presidente do CTMAM, Hélio Anício, no momento da entrega do ofício aos representantes da Vale, em BH

Um encontro realizado na tarde da última quarta-feira, 3 de abril, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promoveu mais uma rodada de apresentação e discussão da rota "Vales dos Tropeiros Cicloturismo". A reunião, que aconteceu no gabinete do deputado estadual Celinho Sintrocel, contou com a presença de representantes do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), da ARMVA (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço), empreendedores dos municípios envolvidos na Rota e da mineradora Vale, empresa que opera a EFVM.

Além da apresentação da rota, a reunião também teve como objetivo formalizar a solicitação de instalação de vagões específicos no trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas); destinados ao transporte seguro e adequado de equipamentos esportivos, em especial, bicicletas. A proposta visa reduzir os riscos de acidentes para os ciclistas e facilitar a integração dos grupos de pedal existentes ao longo dos 42 municípios que integram a ferrovia, que hoje conta com 30 estações e quase 700 km de trajeto entre Belo Horizonte-MG e Cariacica-ES.

Essa medida é fundamental para incentivar o turismo ciclístico na área, garantindo facilidades e comodidades para os visitantes interessados em explorar a região de forma sustentável e saudável. O pedido foi feito mediante um ofício, assinado pelos prefeitos das cidades que fazem parte da Rota: Benedito de Assis Lima (Antônio Dias); Hamilton Lima (Marliéria), Douglas Willkys (Timóteo), Francisco Castro Souza Filho (Dionísio), Fernando Rolla (São Domingos do Prata). Além deles, também assinaram o prefeito de Fabriciano e presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Marcos Vinicius; o diretor-geral da Armva, Mauro Guimarães; o gerente-regional do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.

O documento reforçou ainda o compromisso e apoio das autoridades locais e das organizações envolvidas com o desenvolvimento turístico e econômico da região, destacando a importância de parcerias estratégicas para impulsionar o setor e gerar benefícios para a sociedade local.

A rota "Vale dos Tropeiros Cicloturismo" é um projeto que visa explorar o potencial turístico da região, oferecendo experiências únicas para ciclistas e turistas interessados em explorar as belezas naturais e históricas da região. Passando por Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias, ela contém em seus 196 Km trilhas desafiadoras e cenários deslumbrantes, prometendo ser um atrativo tanto para os amantes do ciclismo quanto para os que buscam uma conexão mais próxima com a natureza.

Na reunião, também estiveram presentes os representantes da ARMVA Fabiana Souza, assessora técnica, e Olavo Lima, assessor de planejamento metropolitano; da ACTIM (Associação dos Ciclistas de Timóteo), Fábio Binha e Cassandra; da secretaria de Cultura e Turismo de Dionísio, Conceição Ferreira; do vereador Zezinho Sintrocel, de Coronel Fabriciano, e os representantes da mineradora Vale, Gabriel Bandeira e Carlos Brazil. Após ouvirem atentamente os pleitos, eles reconheceram a relevância e o alcance social dos temas, além do potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico. Dessa forma, levarão as propostas para a diretoria e o corpo técnico da empresa.

A diretoria do CTMAM, que esteve representada pelo presidente Hélio Anício, o secretário Ernani Bitencourt (que também representou a Prefeitura de Timóteo) e o tesoureiro Everaldo Ciríaco, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos e reiterou seu compromisso em promover iniciativas que valorizem o turismo e preservem as riquezas naturais e culturais da região.

A Rota

O projeto Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo é uma iniciativa do CTMAM em parceria com o Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, ARMVA, empreendedores e profissionais especializados em cicloturismo e em turismo sustentável, visando promover o uso da bicicleta como meio de lazer na região.