Uma jiboia é a "mais nova aquisição" do zoológico da Usipa, em Ipatinga. A serpente foi levada pelo Corpo de Bombeiros, após ter sido encontrada em um carro, no Cidade Nobre.

Ela recebeu os primeiros cuidados no Cebus (Centro de Biodiversidade da Usipa), responsável pelo zoológico e apresentava bom estado de saúde, embora estivesse muito estressada devido à captura. As jiboias (Boa constrictor amaralii), também conhecidas como "Bcc", são serpentes não peçonhentas e possuem dentição áglifa, ou seja, não apresentam presas inoculadoras de veneno. Pertencem à família Boidae, a mesma das jiboias arco-íris e sucuris.

Segundo o médico veterinário Lélio Costa e Silva, responsável técnico do Cebus, "a jiboia será mantida no local até que o IEF determine sua destinação final, uma vez que essa espécie não é nativa do Vale do Aço.

Essa ação integra o Programa de Recuperação da Fauna Sem Lar do Vale do Aço, que visa prestar serviços médicos veterinários e atendimentos clínicos a animais silvestres recolhidos, apreendidos ou resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF. O programa é patrocinado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), Usiminas e o IEF.