O governo de Minas Gerais destinará R$ 22,5 milhões para o setor cultural do estado. Essa iniciativa visa democratizar o acesso a recursos para projetos culturais, beneficiando diversas linguagens e regiões mineiras.
Os editais contemplam uma ampla gama de áreas artísticas, como música, teatro, dança, artes visuais, artesanato, moda, literatura, patrimônio histórico e culturas populares.
A novidade é que os recursos serão destinados diretamente aos agentes culturais, sem a necessidade de captação de recursos privados, como ocorria anteriormente. Além disso, a seleção dos projetos será realizada de forma mais democrática, com a participação da sociedade civil.
Os editais estão sendo lançados gradualmente e podem ser encontrados no site da Secult-MG (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais). Alguns editais já estão disponíveis e pode ser verificados, clicando aqui. As inscrições estarão abertas por um período determinado e seguirão os critérios estabelecidos em cada edital.
"O lançamento dos editais tem uma importância fundamental para o setor da cultura, e de forma muito especial também para o patrimônio histórico e as culturas populares e tradicionais, pois chega a todas as regiões de Minas e são recursos diretos, não há necessidade de captação", destacou o secretário de Cultura e Turismo Leônidas de Oliveira.