O Governo de Minas lançou nesta quinta-feira, 5,um novo sistema de pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento. Chamado de IPVA Digital, ele pode ser acessado diretamente no site da Secretaria de Fazenda.
Ao digitar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o proprietário pode consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo com maior transparência e facilidade. Além de poder visualizar e emitir os comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV.
O sistema ainda é conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que atualiza em tempo real as condições e pendências tributárias. Essa primeira versão do IPVA Digital contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida às pessoas jurídicas. O pagamento continua sendo possível com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou via Pix.
Dados reunidos por CPF
Outra novidade trazida pelo IPVA Digital é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não precisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até dez veículos.
Vale lembrar que em Minas Gerais, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) começou a ser exigido este mês. Para obter o documento, o proprietário precisa estar em dia com todos os débitos relacionados ao veículo, como o IPVA, a TRLAV e eventuais multas.