O candidato a prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (PSB), assinou nesta segunda-feira (9) a Carta Compromisso com a Educação proposta pelo Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), subsede de Ipatinga. O documento faz parte da campanha "Eleja a Educação Pública", promovida pelo Sindicato e que busca o apoio dos candidatos a prefeito no pleito deste ano às pautas da educação.
Ao assinar a carta, Nardyello destacou que grande parte dos compromissos assumidos já constam de seu programa de governo, como rateio do Fundeb, a não privatização das escolas estaduais e o pagamento do Piso Salarial Nacional. "Inclusive, vamos além em algumas propostas, como a isonomia salarial entre os trabalhadores das creches e da rede municipal de ensino", pontuou.
A Carta do Sind-UTE propõe, entre outras reivindicações, a correção do déficit de 22,41% dos salários dos profissionais da educação em relação ao piso nacional, aplicação anual dos reajustes do Piso Salarial Nacional; estabelecimento de mesa de negociação permanente entre Sind-UTE/MG e o governo municipal para tratar de questões relativas ao monitoramento do desenvolvimento das carreiras do setor educacional, criação de mecanismos eficazes para coibir práticas de assédio moral, sexual e discriminações no ambiente de trabalho e realização de concurso público.