Terminou. Após meses de campanha, disputas e muitas trocas de acusações e poucas propostas concretas de governo, as eleições municipais de 2024 na Região Metropolitana do Vale do Aço apresentaram cenários distintos nas quatro principais cidades: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Enquanto Fabriciano, Ipatinga e Paraíso tiveram resultados dentro do esperado, em Timóteo a disputa foi marcada pela acirrada concorrência entre os candidatos.
Em Coronel Fabriciano, o vice-prefeito Sadi Lucca confirmou o favoritismo e venceu a eleição com uma campanha sólida e sem grandes turbulências. A população pareceu confiar na continuidade de sua gestão do atual prefeito Marcos Vinícius, o que garantiu uma vitória tranquila. Da mesma forma, em Santana do Paraíso, Bruno Morato foi reeleito para mais um mandato. Sua administração recebeu aprovação significativa, refletindo-se em uma eleição pacífica e com ampla vantagem sobre os concorrentes.
Já em Ipatinga, maior cidade da região e com o maior colégio eleitoral, dois cenários se desenharam. No primeiro, Gustavo Nunes confirmou o favoritismo demonstrado nas pesquisas ao longo de toda a campanha e venceu a eleição. O candidato Heleno do Hospital, apesar de uma campanha forte, acabou em segundo lugar, seguido pelo ex-prefeito Sebastião Quintão; o coronel reformado da PM Edivânio Carneiro em quarto e o ex-vereador Jadson Heleno, em quinto.
Timóteo, por sua vez, viveu um cenário de grande competitividade. Ao longo da campanha, os principais candidatos se alternaram nas pesquisas, gerando expectativa até os últimos momentos. Com uma disputa acirrada, a vitória foi conquistada por capitão reformado da PM Vitor Vicente do Prado, que soube capitalizar melhor os momentos finais de campanha, aproveitando a indecisão do eleitorado e a intensa movimentação política na reta final. Em segundo lugar ficou Eduardo Morais, seguido do médico Renato Martins.
Confira o resultado de Ipatinga - Fonte TSE
Confira o resultado de Fabriciano - Fonte TSE
Confira o resultado de Timóteo - Fonte TSE
Confira o resultado de Paraíso - Fonte TSE