O programa Trilhas de Futuro, iniciativa de cursos profissionalizantes gratuitos em Minas Gerais, ampliou as vagas para sua quinta edição, de 40 para 50 mil, devido à alta procura. Com mais de 346 mil inscrições, o programa registrou um recorde de candidatos. As vagas estão distribuídas em 230 instituições de ensino de 157 municípios, e o número de cursos técnicos também aumentou, totalizando 102 opções, incluindo novos cursos como Massoterapia, Panificação e Fundição.

Os resultados de alocação estarão disponíveis no site oficial a partir de 11 de outubro, e os selecionados deverão realizar suas matrículas presencialmente entre os dias 15 e 29 de outubro. As aulas estão previstas para começar em 3 de fevereiro. Caso ainda haja vagas remanescentes, um novo período de inscrições será aberto entre 12 e 22 de novembro, permitindo que mais candidatos concorram.

Desde 2021, o Trilhas de Futuro já contabilizou mais de 140 mil matrículas, com 50 mil alunos formados. A subsecretária Kellen Senra destacou que a expansão do programa reflete o compromisso do governo em atender a crescente demanda e proporcionar mais oportunidades para os jovens de Minas Gerais.

Para acompanhar o processo ou fazer uma nova inscrição, clique aqui: