O Rizoma Cultural, uma das mais importantes iniciativas culturais de Coronel Fabriciano, inaugura nesta semana sua nova sede localizada na Rua Doutor Querubino, 423, sala 3, no centro da cidade. O evento, com entrada franca, além de celebrar esse novo espaço, marca a conquista da certificação como o primeiro Ponto de Cultura de Coronel Fabriciano, um reconhecimento concedido pelo Ministério da Cultura (Minc) pela contribuição contínua da entidade na promoção e disseminação cultural na região.

Entre as atividades programadas para a semana de inauguração, na quinta-feira, às 19h, o público poderá participar de uma sessão de cinema comentado, com a exibição do filme de Jymy Torres, Cocais dos Arrudas, das Tradições, que destaca a riqueza cultural e as tradições de um dos mais importantes distritos da região.

Na sequência da programação deste dia, será apresentada a performance Idosos em Cena, resultado do curso de artes do Projeto Ananse, voltado para a terceira idade, conduzido pelo ator e professor Roberto Yokel. O projeto conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale. Para encerrar a programação, na sexta-feira, das 14h às 16h, será oferecida uma oficina de iniciação teatral voltada para adolescentes com o professor Gilson Magno.

Compromisso

O Rizoma Cultural se destaca por seu trabalho em artes integradas, com foco no teatro, contação de histórias e artes visuais. Ao longo de sua trajetória, a entidade tem contribuído para o fortalecimento da cultura local e regional por meio de projetos inclusivos e colaborativos que geram impacto na economia criativa e na formação de públicos de diferentes idades e contextos sociais.

- Com a inauguração da nova sede, o Rizoma reafirma seu compromisso em continuar promovendo o acesso à cultura e valorizando as tradições, ampliando as redes de colaboração com artistas e instituições da região, comentou a atriz, pedagoga, contadora de histórias e produtora cultural do Rizoma, Sonaly Torres.