A Prefeitura de Ipatinga iniciou na última semana os trabalhos para criar o tão aguardado Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS). O plano vai definir como a coleta seletiva será implantada na cidade, estabelecendo as regras e diretrizes que o município deverá seguir para colocar tudo em prática.
Entre as ações que estão previstas, destaca-se o levantamento da situação atual da coleta seletiva em Ipatinga. De acordo com Demam (Departamento de Meio Ambiente), estudos técnicos para ajudar na criação do plano serão realizados, além da montagem de um modelo de coleta adequado à realidade local. O processo deverá ser exposto e validado em audiências públicas.
- Essas audiências vão garantir que a população participe da avaliação e validação do PMCS antes que ele se transforme em uma lei a ser aprovada pela Câmara de Vereadores?, destacou a diretora Fernanda Freitas.
O prazo para a conclusão do Plano Municipal de Coleta Seletiva é de oito meses. Ao final desse período, Ipatinga terá todas as bases prontas para começar a coleta seletiva de forma planejada e eficiente.