A Cemig realizará, neste sábado, dia 9, um simulado de evacuação próximo à usina hidrelétrica (UHE) Salto Grande, situada entre Braúnas e Joanésia. A ação, parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), visa treinar mais de 100 pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) para seguirem rotas de fuga e reconhecerem sinais de alerta. A atividade também orientará os participantes sobre os seis pontos de encontro da área, garantindo que a população compreenda os elementos de segurança em caso de emergência.
O gerente de Planejamento Energético e coordenador do PAE da Cemig, Ivan Carneiro, ressaltou que as barragens da empresa são seguras e operam sob rigoroso controle, sem riscos iminentes para a população. O simulado é crucial para que os moradores estejam preparados em situações extremas, com ênfase em cenários de inundação extraordinária e locais seguros.
A Cemig, que mantém 18 PAEs, realizou um cadastramento prévio dos habitantes da ZAS, respeitando a LGPD, para mapear a população e identificar áreas de risco. Com apoio do aplicativo PROX, que fornece dados em tempo real, o PAE da Cemig inclui ainda o mapeamento de riscos hidrológicos, facilitando a atuação do poder público em possíveis enchentes na região.
UHE Salto Grande
A usina hidrelétrica de Salto Grande está localizada no rio Santo Antônio, afluente do rio Doce, no município de Braúnas, na região do Rio Doce de Minas Gerais. Foi um dos primeiros empreendimentos da Cemig, juntamente com a barragem de Cajuru e as hidrelétricas de Itutinga, Piau e Tronqueiras. A instalação foi inaugurada oficialmente em dezembro de 1955, entrando em operação comercial no início de 1956.
Formada por um complexo com dois barramentos (Barragem Guanhães e Barragem Santo Antônio), a usina Salto Grande tem potência instalada de 102 MW. Enquanto o reservatório da Barragem Guanhães abriga a tomada d''água da usina, responsável por mover as turbinas e gerar energia, a Barragem Santo Antônio, no curso do Rio Santo Antônio, tem a função de levar água para o reservatório da Barragem Guanhães.