O Governo de Minas Gerais realizou, nesta terça-feira, 12, a 2ª Edição do Minas Gerais Day, durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29). Neste ano, Baku, capital do Azerbaijão, recebe a programação do evento internacional. Nesta nova oportunidade de troca de experiências com atores globais nas decisões sobre o clima, o Estado levou ao centro das discussões experiências bem-sucedidas e, ainda, a apresentação de uma iniciativa estratégica para acompanhamento da neutralização das emissões de gases de efeito estufa em Minas Gerais.

A COP29 foi escolhida para o lançamento da ferramenta de Monitoramento, Reporte e Verificação (MRV Climático), instrumento que será fundamental para mensurar o avanço sistemático da execução do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC).

O MRV Climático será capaz de gerenciar resultados e impactos de ações prioritárias, implementadas pelo Governo de Minas rumo à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa e à redução da vulnerabilidade climática de municípios, conforme objetivos firmados nas campanhas ?Race To Zero? e ?Race to Resilience?.

Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, destacou que a ferramenta reforçará o compromisso intrnacional no enfrentamento às mudanças climáticas. "Temos chamado a atenção de governos de todo o mundo, que agora veem com esperança o engajamento de entes subnacionais em apoio ao compromisso do Brasil na mitigação dos impactos climáticos. Queremos garantir a transparência e o acesso intuitivo dessa ferramenta de implementação do Plano Estadual de Ação Climática, para que possamos apresentar os resultados efetivos gerados no nosso Estado", avaliou

O MRV Climático faz parte do projeto '"Melhorando o desempenho climático do estado de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes?, elaborado pelo Centro Brasil no Clima e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono SA, em parceria com o Estado de Minas Gerais. O projeto foi submetido e aprovado no Edital de Financiamento Climático Britânico - UK PACT 2023.

A ferramenta funcionará como uma calculadora, que terá como base as 199 metas propostas pelo PLAC-MG. O piloto da ferramenta vem sendo desenvolvido desde janeiro deste ano, a partir de 22 metas prioritárias.

Energia limpa

Outro ponto em destaque entre os cases de sucesso é o da diversificação de Minas em termos de fornecimento de energia.

Minas Gerais é líder em geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. O estado atingiu a marca de 10 GW de potência fiscalizada em energia solar fotovoltaica. Esse número supera a capacidade instalada de energia fotovoltaica de países como Portugal e Egito. "Esta posição é resultado dos esforços contínuos do Governo de Minas para incentivar a produção de energia solar através do projeto Sol de Minas. Desde 2019, vimos um aumento de 1.600% na energia fotovoltaica. Os investimentos privados aumentaram de US$ 1 bilhão para mais de US$ 13 bilhões nos últimos seis anos", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Vale destacar, também, a publicação da Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Etanol e o abastecimento dos veículos flex da frota do Governo de Minas que passará a ser feito exclusivamente com etanol, que é um combustível renovável, limpo e sustentável.

Foram apresentados durante o Minas Day, ainda, projetos da Cemig e de investimentos verdes do setor produtivo.