Apesar da expectativa e do anúncio que chegou a ser feito, ficou para 2025 a assinatura do contrato de concessão da BR 381, no trecho entre Caeté e o Vale do Aço, chegando depois até Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o acordo, que será firmado em 2 de dezembro, foi adiado para o final de janeiro, atendendo a um pedido do 4UM, fundo de investimento que venceu o leilão, realizado em agosto. A futura concessionária alegou que precisa de mais 45 dias para comprovar as condições prévias à assinatura do contrato de concessão. Depois que assumir, a 4UM terá 30 anos para operar a 381, devendo, neste período, investir pelo menos R$ 9 bilhões.
Entre as intervenções previstas estão a duplicação de 28 quilômetros; 107 quilômetros de novas obras de duplicação; 83 quilômetros de faixas adicionais, passarelas, rampas de escape entre outros investimentos.
No início deste mês o Dnit deu a ordem de serviço das obras de duplicação entre Ravena e Caeté, ao custo de R$ 393 milhões. Já a duplicação entre BH e Ravena deve ser licitada no próximo mês.