A Secretaria de Saúde de Paraíso divulgou os resultados do segundo LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti) de 2024, realizado entre 21 e 25 de outubro. Segundo o relatório, o IIP (Índice de Infestação Predial) alcançou 5,5%, valor considerado superior ao limite recomendado pelo Ministério da Saúde, colocando o município em situação de alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O número indica que, a cada 100 casas visitadas, pelo menos em cinco foram encontrados focos da doença.

O levantamento identificou ainda que os maiores focos estão em vasos com água, pratos, garrafas retornáveis, e outros recipientes encontrados dentro das casas, como pingadeiras, bebedouros e materiais de construção. Segundo o diretor do setor de vigilância sanitária da Prefeitura, Maxwell Júlio Silva, alertou a população sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada e manter os quintais limpos, além de receber os agentes de saúde nas residências.

Segundo ele, o LIRa é uma ferramenta essencial para identificar as áreas mais críticas e direcionar as ações de controle e combate ao mosquito. "Os resultados do levantamento são usados para classificar os índices de infestação como satisfatórios, em alerta ou em risco, sendo que qualquer índice superior a 4% é considerado de alto risco, exigindo atenção redobrada", explicou.