O projeto artBEM promove, neste sábado, 23, uma oficina de turbantes na Associação Quilombola do Baú, em Antônio Dias, como parte do Festival Afrodias. A atividade, conduzida pela artista e arte-educadora Camile Gracian, celebra o Dia Nacional da Consciência Negra e visa valorizar a cultura afro-brasileira. Gratuita e com vagas limitadas, a oficina destaca o turbante como símbolo de resistência, empoderamento feminino e resgate cultural. Ao final, os participantes participarão de um cortejo pelas ruas da comunidade, exibindo os turbantes confeccionados.

Que estará ministrando as aulas é artista Camile Gracian. Atuante na área cultural há mais de 20 anos, ela tem experiência em teatro e artesanato e é presidente da Associação Arte Ipatinga. A oficina não apenas ensina técnicas de uso do turbante, mas também busca ressignificar sua importância no cotidiano como uma ferramenta de autoafirmação e identidade cultural. Essa iniciativa integra um conjunto de ações do artBEM voltadas à formação e promoção da cultura afro-brasileira.

O projeto artBEM, patrocinado pela Bemisa, com apoio da Prefeitura de Antônio Dias, encerra em 2024 uma programação rica que incluiu cursos de cinema, percussão, contação de histórias e elaboração de projetos culturais. Essas ações reafirmam o compromisso do projeto com a valorização das raízes culturais e a ampliação do acesso a manifestações artísticas e formativas.