O espírito natalino será celebrado com a estreia do espetáculo Auto de Natal - Cordel do Amor Menino, no dia 20 de dezembro, às 20h, no Salão Paroquial, no centro de Fabriciano. Com entrada gratuita, a apresentação é aberta a toda a comunidade e promete encantar com uma mistura de literatura de cordel e elementos da cultura afro-brasileira, como canções do congado.
Roberto Yokel, diretor do espetáculo, conta que o Auto de Natal surgiu como uma continuidade do curso de artes cênicas realizado pelo Projeto Ananse Contos e Encantos, realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Rizoma Cultural, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. O grupo da terceira idade, que já havia criado e circulado pela cidade com a performance Ritual de Cura, decidiu abraçar o desafio de produzir uma nova peça. "A empolgação do grupo foi tão grande que até participantes que não estavam na performance anterior decidiram integrar o novo projeto", destaca Roberto.
Além da apresentação do Auto de Natal, o Projeto Ananse tem outras notícias para o futuro. Segundo Sonaly Torres, diretora geral do projeto, as atividades serão prorrogadas até março, permitindo a formação de novas turmas de artes cênicas em escolas públicas da cidade. O grupo da terceira idade, por sua vez, seguirá desenvolvendo projetos teatrais, visando alcançar ainda mais pessoas por meio da arte.
Para Gilson Magno, presidente da Associação Artística e Cultural Rizoma e ator do grupo, o espetáculo é uma verdadeira celebração. "O Auto de Natal - Cordel do Amor Menino é inspirado na literatura de cordel e integra expressões da cultura afro-brasileira com canções do congado. É uma festa para celebrarmos a vida, a fé e a alegria com arte, encanto e beleza", afirmou.