Depois do susto e dos transtornos causados pelo temporal da última terça-feira, 17, a Prefeitura de Fabriciano não perdeu tempo e colocou todo o efetivo disponível para o trabalho de limpeza por toda a cidade. Além dos equipamentos e maquinários usados pela prefeitura para recuperação da cidade, o município está recebendo apoio de prefeituras da região como Antônio Dias, Timóteo, Ipatinga e Santana do Paraíso. Estas prefeituras estão enviando caminhões, retro, pás carregadeiras, e retroescavadeira.
Na última quinta-feira, 19, o vice-prefeito Sadi Lucca e o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Geraldo Magela, percorreram os locais mais afetados para acompanhar o trabalho de recuperação e limpeza da cidade.
Muitas ruas ainda acumulavam entulho deixados por moradores nas calçadas por conta dos móveis estragados pela enchente. As equipes, formadas por mais de 200 pessoas, estão espalhadas por toda a cidade e concentram os trabalhos nos bairros Alipinho, Surinan, Fazendinha, Frederico Ozanan, Manoel Domingos, Caladão, Manoel Maia, e Tancredo Neves. Segundo dados da PMCF, até o momento, cerca de 1,2 mil famílias foram afetadas pelas chuvas, totalizando 3.113 pessoas. Destas, 231 famílias, correspondendo a aproximadamente 1,1 mil pessoas, estão desabrigadas.
"É um momento de solidariedade e de união em prol da nossa cidade que tanto tem sofrido com essa tragédia. Agradeço aos prefeitos dos municípios vizinhos pelo apoio. Esses equipamentos serão fundamentais para intensificar a limpeza em toda a cidade. Sabemos que é uma situação delicada, mas pedimos um pouco de paciência à população, garantimos que todas as ruas da cidade serão limpas", disse o vice-prefeito, Sadi Lucca, que no próximo dia 1º de janeiro, assume como prefeito.
Apoio
Para atendimentos às vítimas da enchente, foram montados pontos de apoio e abrigos emergenciais: Escola Municipal Argeu Brandão, Escola Municipal Said Albeny, Escola Estadual Silvino Pereira e nesta quinta-feira, foi montado um novo ponto de apoio para os moradores do bairro Caladão na Igreja Quadrangular, Rua José Alves da Silva, Rua F, 144. Nestes locais são oferecidas alimentação, espaço para dormir e banho, além de itens de higiene pessoal.