A Prefeitura de Fabriciano apresentou o relatório de suas ações na área da educação este ano. No documento, a administração destacou o número alcançado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que atingiu 6,4 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais, superando, ainda que por uma pequena margem, as médias estadual (6,3 e 4,9) e nacional (6,0 e 5,0). O município também conquistou o "Selo Ouro Nacional', reconhecendo seu compromisso com a alfabetização, além de investir em infraestrutura escolar, uniformes e kits para alunos.

A gestão realizou ações como exames oftalmológicos gratuitos nas escolas, a entrega de 11 mil kits e uniformes escolares e a adoção do sistema Aprende Brasil, incluindo inglês desde o 1º ano. Outro marco foi a aquisição de um imóvel para expandir a rede de ensino e a construção da Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos, que, segundo a Secretaria de Educação, "será modelo em infraestrutura e qualidade".

A inauguração das obras, que custarão cerca de R$ 16 milhões, está prevista para o próximo ano. No setor cultural, a cidade obteve a maior pontuação regional no ICMS Patrimônio Cultural e promoveu eventos tradicionais com recursos das leis federais atualmente vigentes, num total de R$ 2,4 milhões.

Outro ponto destacado foi a "Escola de Governo", que capacitou mais de 3 mil pessoas, reforçando, segundo o secretário Carlos Alberto Serra Negra "o compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento municipal". Segundo ele, o balanço "evidencia uma gestão integrada, com foco na excelência educacional e cultural, preparando Fabriciano para desafios futuros e promovendo impacto positivo na sociedade."