Em relatório apresentado nesta sexta-feira, 3, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, afirmou que, durante o seu primeiro mandato (2021-2024) Ipatinga "apresentou um expressivo crescimento econômico". Baseado em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Nunes afirmou que foram criamos 9,3 mil empregos formais em Ipatinga entre janeiro de 2021 e novembro de 2024, resultado que ainda deve crescer com a inclusão dos números de dezembro. Esse saldo, de acordo com Nunes, contrasta significativamente com os períodos anteriores, como em 2020, quando "houve uma perda de 3,9 mil postos, e entre 2013 e 2016, quando o saldo negativo chegou a 9,5 mil."
De acordo ainda com o prefeito, os setores de serviços e indústria de transformação lideraram a geração de empregos formais, com saldos de 6 mil e 2 mil admissões, respectivamente. O comércio também contribuiu com 1, 2 mil postos, enquanto a construção civil manteve-se em estabilidade, sem que o número de demissões superasse as contratações. Esses resultados, na visão de Nunes, "reforçam a recuperação econômica da cidade e destacam o impacto positivo do governo atual, que investiu em políticas de estímulo ao desenvolvimento".
Além disso, lembrou o prefeito, Ipatinga vivenciou um forte aumento no empreendedorismo, com a abertura de 21,7 mil empresas nos últimos quatro anos, sendo 5,5 mil novos microempreendedores individuais e 16,3 mil em outras categorias. Esse saldo é 3,3 mil maior em comparação ao período de 2017 a 2020, "evidenciando a confiança no clima de estabilidade política e nas condições propícias para investimentos". Os dados foram fornecidos pelo Sebrae, destacando o protagonismo da cidade na atração de novos negócios.
Finalizando sua análise, Gustavo Nunes avaliou os resultados como "reflexo de uma gestão comprometida com a valorização das atividades produtivas locais, mesmo diante dos desafios da pandemia de Covid-19." Ele reafirmou o compromisso de manter o incentivo ao desenvolvimento econômico no novo mandato, visando gerar mais empregos e renda para a população. "Ipatinga está no caminho certo, criando um ambiente seguro para investir", concluiu o gestor.