Em acordo assinado recentemente, as entidades que representam empresários e empregados do setor varejista de alimentos de Fabriciano e Timóteo definiram as regras de funcionamento para o setor em 2025. As regras valerão também para estabelecimentos como supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis e distribuidoras de gêneros alimentícios.

Ao longo do ano, esses estabelecimentos poderão operar em oito feriados, das 7h às 14h, nas seguintes datas: Aniversário de Coronel Fabriciano (20/1), Tiradentes (21/4), Aniversário de Timóteo (29/4), Corpus Christi (19/6), Assunção de Nossa Senhora (15/8), Independência do Brasil (7/9), Finados (2/11) e Proclamação da República (15/11). Além disso, nas vésperas de Natal (24) e Ano Novo (31 de dezembro), o funcionamento estará autorizado até às 19h30.

Para os demais estabelecimentos comerciais, incluindo shoppings e centros comerciais, segue proibido o uso de mão de obra dos funcionários em feriados, Já em Ipatinga, a negociação segue em andamento e a tendência é adotar critérios semelhantes aos de Coronel Fabriciano e Timóteo.