Coronel Fabriciano está completando 76 anos de emancipação político-administrativa. Contudo, a história da localidade onde se encontra o município é bem mais antiga do que se imagina. É o que apresenta o livro "Coronel Fabriciano - Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros", que será lançado no aniversário da cidade, nesta segunda, 20, entre 14h e 18h, na cafeteria "Casa de Santo Antônio", em Melo Viana (ao lado da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio).
O livro aborda a história de Fabriciano e região a partir do ano de 1500 até os dias atuais e apresenta um panorama histórico, geográfico, social, político, econômico, esportivo e cultural do município, além de suas relações com as histórias do Brasil, de Minas Gerais, da Mesorregião do Vale do Rio Doce, e da Região Metropolitana do Vale do Aço.
O autor, Léo Feragom, realizou um profundo trabalho de pesquisa ao longo de 14 anos, que iniciou com as reportagens deste jornalista no extinto "Jornal Nosso Vale" sobre a origem dos nomes e evolução dos bairros, das ruas e escolas de Coronel Fabriciano, resultando na atual obra de 300 páginas, com informações sobre os pioneiros, origem do nome de todo os bairros, e relação completa de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da cidade.
Um dos destaques do autor sobre a obra, é o trabalho sobre a recuperação da lista de membros do Legislativo Fabricianense. "Após buscar sem sucesso a informação dos vereadores eleitos em 1952 em diversos locais, como na Câmara e Prefeitura fabricianenses, no Cartório Eleitoral, em cartórios regionais, e nos órgãos TRE-MG, TJMG e TSE; consegui apenas na última semana de apuração encontrar em um jornal belo horizontino, de 1953, todos os empossados daquele ano, completando assim a relação de vereadores, algo que estava incompleto desde os anos 80, após o incêndio na Câmara, em 1988.
Outro ponto forte do livro é a contribuição do autor para a lei que oficializou o hino de Coronel Fabriciano, a partir da letra composta pelo saudoso Clodomiro de Jesus, o Miro, da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora. "Ao descobrir em minhas apurações a bela composição feita em 2004 por Clodomiro, busquei apoio do Legislativo para a elaboração de um projeto que foi, finalmente, oficializado pela lei municipal em 2024. Assim, fiz questão de colocar no livro um QR Code para as pessoas escanearem e assistirem ao vídeo do próprio Miro cantando o hino que agora é oficial?, explicou Léo Feragom.
O livro "Coronel Fabriciano - Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros", foi lançado em 2024 no 15º Salão do Livro Vale do Aço, em Ipatinga, e na Feira Criativa Natalina, no Centro de Coronel Fabriciano. Agora, a obra será lançada pela primeira vez no distrito de Melo Viana.
Serviço
Evento: Lançamento do livro "Coronel Fabriciano - Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros" (300 páginas).
Autor: Léo Feragom, jornalista e pesquisador.
Data: 20 de janeiro (em comemoração ao aniversário de Cel. Fabriciano).
Horário: Das 14h às 18h.
Local: Cafeteria "Casa de Santo Antônio".
Endereço: Rua Diamantina, 130, Melo Viana, Coronel Fabriciano (ao lado da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio).
Valor do livro: R$ 65
Entrada franca