
Se a tão esperada e sonhada duplicação está prevista para começar só em 2027, com conclusão em 2035; as primeiras intervenções já foram feitas em vários trechos da BR 381, depois que a concessionária Nova 381 assumiu a administração da rodovia, em 6 de fevereiro. Nesta segunda-feira, 10, após o recesso de carnaval, a Nova 381 promete iniciar reparos mais severos, incluindo até mesmo a troca total de pavimento em vários trechos, além de manter os serviços já iniciados. Até dezembro, a promessa é que o atual pavimento esteja "quase todo trocado", com a rodovia ganhando uma "qualidade de circulação" nunca vista.
Até o momento, já foram realizados trabalhos de troca de placas de sinalização vertical, limpeza de canaletas, bueiros e capina, além de pequenos reparos "tapa-buracos" e início de pintura de pontes, viadutos e sinalização horizontal. Outra novidade que será observada pelos usuários será a efetivação das primeiras bases com serviços de apoio como guincho e resgate (semelhante ao Samu).
Com um prazo de 30 anos de concessão, a empresa garante que serão investidos pelo menos R$ 9 bilhões - valores atuais - que, se bem empregados, certamente farão da "Rodovia da Morte" uma das melhores e mais eficientes do país. Mas como não "existe almoço grátis", em 2026, deverá ser iniciada a cobrança de pedágio. Ao todo, serão cinco praças, com tarifas variando de R$ 10,75 a R$ 13,35.
Com a duplicação - que infelizmente não abrangerá toda a rodovia - vários trechos contarão com terceira faixa, marginais, reforma, adequação e melhoria de viadutos e pontes, além da eficiente gestão dos túneis, que deverão contar com ventilação, iluminação e, principalmente, um plano de gestão e assistência em possíveis situações de emergências, com acidentes e incêndios.
O trecho da rodovia sob administração da Nova 381 tem 303 quilômetros e vai de Belo Horizonte ao Leste de Minas, atravessando 21 municípios do Médio Piracicaba, vales do Aço e Rio Doce como João Monlevade, Ipatinga e Governador Valadares.
