A Câmara de Vereadores de Ipatinga aprovou nesta quinta-feira, 20, o projeto de lei que muda o nome e a classificação da Guarda Civil Municipal. A partir de agora, ela passará a se chamar Polícia Municipal de Ipatinga. Segundo o vereador Major Ednilson (Republicanos), autor da proposta, a mudança se faz necessária após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconheceu o papel dessas corporações, na prática do policiamento ostensivo, papel hoje desempenhado pelas polícias militares. "É essencial essa mudança para garantir direitos futuros dos guardas municipais, dar mais notoriedade e autoridade ao trabalho realizado", afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda que não haverá sobreposição às funções da PM ou da Polícia Civil, enfatizando que "em Ipatinga, a Guarda Municipal vem desempenhando um excelente trabalho, fortalecendo a segurança pública." Ele citou como exemplo a prisão em flagrante de receptadores no Veneza e outras ações efetivas no combate à criminalidade.

O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PL), integrante das forças de segurança, reforçou o apoio à iniciativa. "A criação da Guarda foi um marco, e hoje estamos fortalecendo sua atuação. A Polícia Civil doou armamento para a Guarda, mostrando o reconhecimento do seu papel na segurança pública. Continuaremos trabalhando para valorizar a instituição."